domingo, 26 de abril de 2009

Carta de apresentação

Queridos amigos, venho por meio desta carta me apresentar, apesar de muitos já fazerem uma idéia bem clara de quem sou eu.
Me chamo Rafaela e adoro este nome. Já perguntei inúmeras vezes para minha mãe o porque deste, porém a resposta que tenho não é nada criativa (se é que vocês me entendem.). "Escolhi este nome por que era bonito." diz minha mãe. Convenhamos, é bonito mesmo,né!!!???
Pois bem, também adoooooro quando me chamam de Rafa ou Rafinha e até de "Chataela", apelido entitulado a mim por minha ilustríssima amiga Suelen (Susu). Olha, eu não sou chata, só falo além da conta.
Não acredito que falar seja um defeito, mas convenhamos quando a fala é excessiva fica chato, e eu (às vezes) sou assim, tagarela. Mas, apesar de tudo, parece que todos a minha volta gostam de mim (ou será que fingem?kkkkk)
Vivo com meus pais e irmão, que me proporcionam momentos familiares incrivelmente "bipolares". Hoje todos felizes, amanhã, todos querendo matar um ao outro. kkkkkkk
A verdade é que me sinto segura e amada em minha casa com essas pessoas pelas quais daria minha vida.
Desde de pequena, sempre quis ser professora, na verdade, digo que desde que quando ainda era um espermatozoide tinha este sonho.
Se me perguntavam: "Vamos brincar?", eu respondia: "sim, de escolinha". Existiram momentos em que todos me olharam torto e eu tive que ceder e brincar de pique ou sei lá o que. O que não importava, pois quando chegava em casa ia pro quarto, pegava minhas bonecas e brincava sozinha. (Até hoje tem uma senhora na minha rua que diz: "Como essa menina brigava com as bonecas brincando de professora. Essa gostava tanto que hoje é o que sempre quis ser.").
É, hoje eu sou o que sempre quis ser. Isso me emociona, pois penso nas inúmeras vezes que ouvi meus pais, tios, avós etc., dizendo que ser professora não dava dinheiro. Tinha que ser engenheira, médica qualquer coisa menos professora. Eu ouvia, balançava a cabeça em afirmativa, mas na verdade estada dizendo um grande não com toda a força do meu coração.
Me formei em 2003 como uma das melhoras alunas do curso e todo mundo ficou feliz. (O que poderiam fazer? Era o destino.)
No ano seguinte fui trabalhar, e foi aí que descobri que não tinha aprendido "nada" no normal. Como a prática me assustou! A primeira turma foi um jardim II, que continha 25 lindas crianças, sendo que uma valeia por 10. Alexia. (Jesusssss!!!!!!!!). Aquela menina fugia da sala, fugia da escola, eu.......????? Chorava.
Até que meu "instino professora" resolveu tomar conta e fui descobrindo mecanismos que fizeram com que ela gostasse de mim e, consecutivamente, se acalmasse, o que proporcionaria um melhor ensino-aprendizado. Nossa! Quando percebi que ela estava aprendendo, meu coração saltou de alegria e entusiasmo. Eu era, VERDADEIRAMENTE, professora. Mas meu maior desafio ainda estava por vir.
Nos anos seguintes lecionei para uma 2ª série, uma 3ª serie e o C.A. Essa sim uma turminha do barunlho.
Um hiperativo era mole, agora eu tinha 3 com atestado médico e tudo, sendo que os outro não deixavam por menos.
Nossa, como eu chorei! Minhas amigas sofreram, minha mãe sofreu (Atenção: este era um enorme motivo para minha mãe soltar aquela frase: " Isso não vale a pena. Abandona!")
Eu tentava desabafar com todos a minha volta, pedindo auxílio, idéias, suporte. As aulas de Tae de Línga Portuguesa para o ensino fundamental viraram meu divã e a professora Sônia Sandra minha psicóloga.
Hoje percebi que isso se chama crescimento. Sim. Se não tivesse passado por tudo isso, não seria o que sou atualmente.
Agora me sinto confiante, segura, tranquila. Aprendi. Essa é a verdade. Estou no 10 º período (último?será? kkkkkk) carregando uma "bagagem cultural", assim como aprendemos lá no primeiro período com Bourdieu, enorme e recorrente de conhecimentos não apenas teóricos, mas, principalamente, práticos.
E é neste último momento que outros receios e angústias me atingem. Escrever minha monografia (Meu Deus, às vezes me pergunto se serei capaz!) e agora este blog/potfólio proposto pelo professro Ivanildo de Araújo direigente da turma de Tae de Língua Portuguesa destina a educação infantil, onde terei de apresentar minhas ideias e reflexões acerca de tudo o que já aprendi e vivi até hoje, me deixam de cabelo em pé. kkkkkkk
Enfim, espero que daqui a 4 meses (ou mais, não sei.) possa me sentar aqui e continuar a escrever esta historia que ainda, espero, estar muito longe de terminar. Contando como foi a apresentação da monografia, o que o professora achou do blog e o que adquiri de incrivelmente positivo para minha vida particular e profissional.

Beijocas,
Rafa Siqueira

PS: A criança da foto sou eu, Rafa.
PS2: Desculpem pelo tamanho do "post", mas quem fala muito, também escreve muito. kkkkk

3 comentários:

  1. Querida Amiga...
    Como sempre ser objetiva não é uma de suas características, mas, acredite: gosto muito disso...
    É importante quando as pessoas falam muito, mas dizem coisas coerentes e interessantes.
    Tenho certeza que este Blog servirá muito pra você, digamos, "desopilar", lançar suas ideias, desabafar com o mundo, enfim, te deixar mais leve...
    Tb te amo muitão...
    Bjks da Susu!

    ResponderExcluir
  2. Rafaela, esta sua trajetória não começou aqui e, com certeza, não será fechada aqui... Portanto, se achar que pode dar continuidade ao blog, com outros objetivos, acredito que será de grande valia como uma forma de não deixarmos fugir nossos pensamentos. É um forma de registro, de escrita, de pensar, de sentir... Peço desculpas por não ter entrado aqui... Não entendi, porque imaginei que já havia visitados seu blog,... Mas, de qualquer forma, vejo que você atendeu aos propósitos e atingiu sua autonomia!! Parabéns!

    ResponderExcluir