domingo, 19 de abril de 2009

Primeira aula.


A primeira aula da turma 6 de Tae de Língua Portuguesa regida pelo professor Ivanildo de Araújo foi um pouco angustiante, e acredito que para ambas as partes (mestre e aprendizes).
É verdade, não podemos generalizar dizendo que toda a turma sentiu um certo receio, medo ou angústia. É necessário deixar claro, desta forma, o porque de nós, alunos do 10º período de Pedagogia da UERJ/FEBF termos ficado tão "assombrados" quando apresentados a nova forma de avaliação "imposta" pelo professor.
Inicialmente, tenho que deixar claro o quanto tal idéia se mostrou criativa e incrível para mim.
Eu, que desenvolvo uma monografia voltada para a área das tecnologias na educação, me surpreendi.
Um blog, atualizado semanalmente, possibilitando ao aluno treinar e aperfeiçoar sua escrita de uma forma inovadora e divertida (sim, criar este blog, pelo menos para mim, foi bastante divertido e empolgante) é sim uma idéia GENIAL. É por isso que tal idéia já tem espaço garantido no meu trabalho de final de curso.
Então, o professor deve estar se perguntando, qual o motivo das carinhas assustadas???
Não acredito que nossas caras tenham sido de assustadas, mas sim de preocupadas, já que temos 2 ou 3 meses para entregarmos uma monografia de no mínimo 30 páginas.

Foi assustador!
Mas com o tempo, em nossas conversinhas paralelas (kkkkkkkk), descobrimos o quão interessante seria trocarmos idéias não apenas entre nós, amigas, mas entre todos os interessados e também com o nosso professor, que consequentemente tem muito mais conhecimento para ampliar nossas discussões.
Desta forma, hoje já não sinto medo, mas sim vontade de escrever e postar novas coisas, apresentados idéias que possam melhorar o ensino-aprendizado.
Então, como se diz na gíria:
- Vamos "blogar" !!!!!!!!!!!!!!!



A cenoura, o Ovo e o Café (Para Refletir)

Uma filha se queixou a seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam difíceis para ela. Ela já não sabia mais o que fazer e queria desistir. Estava cansada de lutar e combater. Parecia que assim que um problema estava resolvido um outro surgia.
Seu pai, um "chef" de cozinha, levou-a até a cozinha dele. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Logo as panelas começaram a ferver. Numa ele colocou cenouras, noutra colocou ovos e, na última, pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.
A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo e cerca de vinte minutos depois, ele apagou as bocas de gás. Pescou as cenouras e colocou-as numa tigela. Retirou os ovos e colocou-os em outra tigela. Então pegou o café com uma concha e colocou-o numa xícara. Virando-se para ela, perguntou:
- Querida, o que você está vendo?
- Cenouras, ovos e café - ela respondeu.
Ele a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias. Então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura.
Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso. Ela perguntou humildemente:
- O que isto significa, pai?
Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade, água fervendo, mas que cada um reagira de maneira diferente.
A cenoura entrara forte, firme e inflexível. Mas depois de ter sido submetida à água fervendo, ela amolecera e se tornara frágil. Os ovos eram frágeis. Sua casca fina havia protegido o líquido interior. Mas depois de terem sido colocados na água fervendo, seu interior se tornou mais rijo. O pó de café, contudo, era incomparável. Depois que fora colocado na água fervente, ele havia mudado a água.
- Qual deles é você? - ele perguntou à sua filha.

E aí? Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde? Você é uma cenoura, um ovo ou um pó de café?

Autor Desconhecido

CHEGUEEEEEI !!!!!!!!


Nossa, pensei que fosse ser mais difícil. Mas que nada, foi fácil, fácil criar este novo mecanismo de comunicação entre amigos e a quem mais interessar.
Bom, hoje acredito que se inicia uma nova jornada em minha vida acadêmica, pelo menos neste último semestre de faculdade (10º período por sinal), pois agora, além de apresentar minhas escrituras, que serão avaliadas pelo professor Ivanildo de Araújo (Tae de Língua Portuguesa), terei de mostrar e enfatizar todos os conhecimentos adquiridos durante estes 4 anos e meio de faculdade e prática profissional em todas as turmas que lecionei.
Quando digo: "sintetizar conhecimentos já assimilados", parece algo difícil, mas não é, pois, na verdade, este sintetizar me proporcionará momentos de reflexão acerca de tudo e todos que passaram por mim nestes anos, fazendo com que eu possa relembrar cada momento de descoberta e crescimento que fizeram com que hoje eu me tornasse a pessoa e a profissional que sou. Questionadora, antenada, destemida e acima de tudo segura.
Assim, neste espaço todos terão a oportunidade de refletir e adquirir novas conhecimentos, além de descobrir atividades que podem ser utilizadas em sala de aula.
Espero que gostem e apreciem (com moderação?! kkkkkk) tudo o que for apresentado neste blog e comentem quando acharem interessante.
Beijocas mil e
BEM VINDOS AO MEU MUNDO DIGITAL!!!
Rafa Siqueira