domingo, 26 de julho de 2009

Avaliação final

A primeira aula de TAE de Língua Portuguesa, foi um terror. (risos) Lembro-me como se fosse hoje, o professor Ivanildo dizendo que iríamos ter que construir um blog, antes do dia 30 de Abril, para iniciar uma avaliação progressiva e contínua, onde a cada semana teríamos que sintetizar o conhecimento adquirido em sala de aula.
Foi uma reclamação geral, principalmente do "grupinho" do décimo período.
Angústia, revolta, discussão, enfim, tudo devido a este blog. Porém, hoje percebo que, de certa forma, esta nova forma de avaliar não foi tão ruim assim, pois pude, mesmo que às vezes contrariada, ler e reler textos e anotações e sintetizar de forma coerente o meu conhecimento, o que me facilitou muito, por exemplo, a construção desta avaliação, além de ter contribuido infinitamente para que minha percepção como professora de educação infantil fosse questionada e reorganizada.
Passou!!!!!!! Assim, como os estágios, os relatórios, e a tão comentada monografia, que por sinal, ainda não está totalmente pronta , mas tenho fé que vai ficar antes do prazo final .

Desta forma, esta avaliação formativa, que visou propiciar a sistematização intencional dos diversos temas debatidos, parece ter atingido seu objetivo, fazendo-me perceber que, na verdade, avaliar não diz respeito a atribuições de notas, mas sim a percepção acerca das dificuldades eminentes no processo e que precisam ser solucionadas o quanto antes, visando atingir objetivo central, que seria a assimilação dos conteúdos propostos.

Foi possível ainda compreender e valorizar a questão da inovação em sala de aula e desta inserção tecnológica como auxiliadoras deste processo, principalmente quando fazemos parte de uma escola tão precária e abandonada quanto a brasileira, onde as políticas públicas negam a importância destes estabelecimentos para a formação e desenvolvimento de um nova sociedade.

Assim, apesar das dificuldades, consegui criar mais do que um blog, desenvolvi e refleti acerca de diversas questões que me propiciaram a aquisição de um pensamento mais crítico acerca do ensino direcionado as crianças de 0 a 6 anos.
Além disso, pude me inteirar de forma divertida com os novos mecanismos tecnológico tão utilizados e valorizados pelos jovens e pelas crianças contemporâneas, que às vezes parecem saber mais do que um adulto sobre a utilização destas máquinas.

Entretanto, cabe parabenizar a pessoa que teve a coragem de inovar e enfrentar um batalhão de mulheres estressadas (risos), visando colocar em prática esta avaliação tão inovadora. Parabéns professor Ivanildo! Diante das circunstâncias, que nem sempre forma favoráveis, você soube perseverar. Espero um dia, sinceramente, colocar em prática idéias como esta em meu cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário