domingo, 26 de julho de 2009

Síntese do aprendizado alcançado neste período

Esta postagem tem como objetivo apresentar uma reflexão acerca das aulas propostas pelo professor Ivan durante este período, onde se cursou a disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa para crianças da educação infantil.
Mediante observação da ementa curricular, pode-se perceber que gradativamente os objetivos lá expostos foram alcançados, pelo menos com relação a minha pessoa.
Durante as aulas os processo de aquisição da leitura e escrita, de alfabetização e letramento, assim como seus conceitos, e também a reflexão acerca de que tipo de ensino deve ser oferecido as crianças, foram muito bem debatidos e assimilados, já que hoje sou capaz de perceber e compreender que a aquisição da escrita e da leitura pela criança de 0 a 6 se dá mediante a um processo que se subdivide em quatro níveis: Garatuja (a criança escreve utilizando bolinhas, pauzinhos), pré-silábico (percebe as letras como mecanismo fundamental para a escrita do texto, mesmo que ainda não tenha noção de como utilizá-las), silábico (Escreve palavras, porém ainda troca ou esquece algumas letras) e finalmente o nível alfabético (a escrita é "perfeita").
Devido a esta percepção, o professor deve valorizar todo tipo de escrita apresentada pelas crianças de várias idades mesmo que estas se dêem de forma contraditória ou ilógica para o adulto.
A bagagem cultural da criança e seus conhecimentos prévios também devem ser valorizados, já que esta não é mais vista como uma tábua rasa ou um ser sem luz, mas sim como um ser humano pensante e crítico, capaz de participação e opinar de maneira interessante sobre assuntos diversos.
A criança na escola de hoje tornou-se o centro do processo de ensino, ou seja, será ela que direcionará as formas de ensino a serem utilizadas, fazendo com que o professor esteja atento a suas curiosidades e questionamentos, visando, desta forma, incerir os conteúdos programáticos de uma forma em que a realiadade cultural, social e econômica da criança seja levada em consideração.
Outro fator relevante diz respeito a avaliação formativa, que se apresenta como mecanismo de diálogo e interação, onde professor e aluno trocam informações e questionamentos acerca de diferentes assunto, proporcionando desde já o desenvolvimento de um potencial crítico na criança, que inicia sua constituição como cidadão.
Esta avaliação ocorrerá diariamente e não apenas em um momento em particular, onde determinados alunos possam não apresentar seus conhecimento de forma clara e específica. Desta forma, se vislumbra uma aprendizagem significativa, onde os conteúdos sejam compreendidos pelas crianças não como imposição, mas sim como auxiliadores para a vida cotidiana.
Devido a isto, a inserção de atividades onde se enfatize a realidade eminente do aluno, como é o caso da utilização de vários gêneros textuais (jornais, livros, gibis, revistas, rótulos etc), é fundamental para o processo de ensino/aprendizado.
Assim, é possível afirmar que o objetivo geral expresso na emente, "compreender os processos de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e oral na educação infantil", foi alcançado com ênfase e em sua totalidade.

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